• secovitap

AIDS- Precisamos falar sobre isso.

Dia 01/12 é o dia mundial na luta contra a AIDS.


Você sabe de fato o que é AIDS?

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.


Importante saber:

Quem teve o resultado soropositivo, pode ou não ter AIDS, mas pode transmitir o vírus a outras pessoas através de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas e também de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso é importante fazer o teste e se proteger.


O que é Janela Imunológica?

Janela imunológica é o intervalo de tempo decorrido entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV Na maioria dos casos, a duração da janela imunológica é de 30 dias. Porém, esse período pode variar, dependendo da reação do organismo do indivíduo frente à infecção e do tipo do teste (método utilizado e sensibilidade).

Se um teste para detecção de anticorpos anti-HIV é realizado durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de gerar um resultado não reagente, mesmo que a pessoa esteja infectada. Dessa forma, recomenda-se que, nos casos de testes com resultados não reagentes em que permaneça a suspeita de infecção pelo HIV, a testagem seja repetida após 30 dias com a coleta de uma nova amostra.

É importante ressaltar que, no período de janela imunológica, o vírus do HIV já pode ser transmitido, mesmo nos casos em que o resultado do teste que detecta anticorpos anti-HIV for não reagente.


Outra Informação Importante:

Existem outras doenças sexualmente transmissíveis que podem levar ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, como exemplo o de colo de útero, vaginal, anal e peniano. Por isso é muito importante saber os cuidados que devem ser tomados sempre.

Muito mais do que informar sobre os riscos, sintomas e formas de tratar. O dia Mundial da luta contra a AIDS deve servir para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. Essa luta é de todos e o SECOVIMED apoia essa causa.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo