• secovitap

Prevenção

Existe uma expressão antiga e que é muito válida ainda nos dias de hoje:

“Prevenir é melhor do que remediar.”


O que isso significa?


Que não devemos aguardar até sentirmos dor para procurar um médico.


Na prática, qual a importância da prevenção na saúde?


O diagnóstico precoce é de extrema importância, pois existem várias doenças que, quanto mais cedo forem diagnosticadas, mais chances de sucesso terá o tratamento. Muitas doenças podem ser curadas ou os sintomas podem ser controlados, dependendo do prazo com que o diagnóstico acontece.


Como o Secovimed pode ajudar?


O Secovimed desempenha um papel muito importante ao cuidar da saúde de forma humanizada. Para isso conta com uma equipe multiprofissional que se compromete com o estado geral da saúde de seus pacientes. Exatamente por esse motivo o foco do trabalho realizado pelo Secovimed está no acompanhamento preventivo. Por isso não realiza serviço de emergência e todas as consultas são agendadas com antecedência, até uma atitude simples como iniciar os atendimentos no horário marcado, acontece porque o respeito com as pessoas faz parte do processo de cuidado.



Por onde eu devo começar?


Na verdade a escolha é sua. O mais importante mesmo é quando. A maioria das pessoas adia essa decisão por receio de descobrir que possui alguma doença, algumas alegam falta de tempo e sobrecarga de trabalho. A questão é que se você ficar esperando a oportunidade perfeita, ela pode nunca chegar e, de repente, ser tarde demais.


Então, o que fazer?


A sugestão do Secovimed para os nossos pacientes é começar marcando uma consulta com um dos nossos médicos especialistas em Medicina da Família e Comunidade. Durante a consulta, o médico ouve, examina e avalia com calma o paciente. Cada indivíduo é único e possui histórico de vida, histórico familiar, assim como estilo de vida e hábitos diferentes, por isso, somente após uma avaliação minuciosa, o médico poderá indicar quais exames preventivos são necessários em cada caso. Além disso, o médico da família identifica se você precisa, ou não, de consultas com outros especialistas e, em caso positivo, já realiza os encaminhamentos necessários. Lembrando que, além do Médico da Família, os pacientes do Secovimed ainda contam ginecologista, ortopedista, psicólogo, psiquiatra e dentista.


E se o médico indicar a necessidade de cuidado com a saúde mental ou emocional?


Para estes casos, o Secovimed conta com psicólogo e psiquiatra que também atendem de forma humanizada, atualizada e com excelência. Muitas doenças surgem por problemas emocionais e mentais, por isso a importância desses profissionais no cuidado com a saúde. Resolver problemas psicológicos é chave fundamental para uma boa qualidade de vida. Compreender questões emocionais, físicas, mentais e comportamentais melhora o relacionamento com a sociedade, com a família e consigo mesmo, sejam com seus pensamentos, desejos ou sentimentos.



Em relação à Saúde Bucal, existe prevenção?


Sim. É necessário criar uma cultura de cuidado com a saúde de forma preventiva em todos os sentidos. E o cuidado com a saúde bucal precisa fazer parte dessa mudança de atitude. Nesse caso, tudo começa com a higiene bucal que é a prática de manter os dentes e gengivas limpos. A higiene bucal evita problemas como: inflamação na gengiva, inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, cárie e outras doenças que podem ser perfeitamente prevenidas. Além da higiene bucal é importante marcar uma avaliação com o dentista. No Secovimed, na primeira avaliação preferencialmente já se faz uma limpeza, além da indicação do tratamento adequado, quando necessário.


Prevenir fica caro?


Todas as especialidades citadas até aqui são disponibilizadas no Secovimed sem nenhum custo para o paciente. Vários exames também são realizados sem custo. Quando existe necessidade de direcionamento para especialistas que não fazem parte do quadro clínico do Secovimed ou de realização de exames que o Secovimed não disponibiliza sem custo, o paciente é direcionado para a nossa assistente social. No atendimento social, o profissional fará o acolhimento do paciente e entendendo a realidade de cada um e de acordo com o diagnóstico realizado pelo médico, faz os direcionamentos necessários. Para isso, o Secovimed conta com um grande número de parcerias, que oferece quase todo tido de exame a custo muito abaixo do praticado no mercado. Neste momento, o paciente recebe todas as orientações de acordo com o que foi recomendado para o seu caso, enquanto o profissional identifica fatores e necessidades individuais que possam interferir tanto em algum tratamento que tenha sido indicado pelo médico, quanto no fator preventivo e, a partir disso, construí, junto com o paciente, caminhos que contribuirão positivamente não apenas com resultados de tratamentos, mas principalmente com o cuidado com a saúde de forma geral. Buscando a melhor forma de incluir na vida do cada individuo atitudes que farão do cuidado preventivo uma realidade pessoal, dentro das possibilidades de cada um.


4 visualizações

Rua Arthur Bernardes, 375 - Martins - Uberlândia/MG

Horário de atendimento - 8h às 18h

Tel: 34 3231-3242