• secovitap

VERÃO COM SAÚDE: ALERTA PARA O CÂNCER DE PELE !

Você sabia que o câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil? Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Para se ter uma idéia da magnitude que isso representa, cerca de 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil é de pele. Existem diferentes tipos de tumores malignos da pele, sendo que os mais comuns - denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Esses tumores, apesar da baixa taxa de letalidade, podem ocasionar lesões desfigurantes e sequelas. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de mais raro, é muito agressivo e potencialmente letal, podendo gerar metástases para o cérebro, pulmões e ossos. A boa notícia é que quando descoberto no início, há mais de 90% de chance de cura. Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, orienta que as pessoas se examinem regularmente e procurem um dermatologista imediatamente em caso de pintas ou lesões suspeitas. O câncer de pele pode se manifestar de diversas maneiras: Fique atento aos sinais!


• Uma lesão elevada e abrilhantada, avermelhada ou acastanhada, com crosta central e que sangra facilmente;

• Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;

• Uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento. É importante ressaltar que a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco para todos os tipos de câncer de pele. Por isso vale o alerta para a conscientização sobre a doença principalmente nos meses de verão.

Os grupos de maior risco incluem as pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico de câncer de pele, queimaduras solares e muitas pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados.

Medidas de fotoproteção:

• Evitar a exposição solar e permanecer na sombra nos horários de maior incidência solar ( entre às 9 e 16 horas)

• Utilizar filtros solares diariamente, e não somente em ocasiões de lazer ou de diversão com exposição solar direta. Usar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) no mínimo 30. Reaplicar o produto a cada duas horas nas atividades ao ar livre ou após longos períodos de imersão na água. No dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

• Usar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo.

• Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo. É importante evitar a automedicação: alguns pacientes acham que podem tratar uma simples "verruga" e acabam se automedicando erroneamente. Isso atrasa odiagnóstico e conseqüentemente o tratamento mais adequado. A estação mais querida do ano está aí, siga as recomendações e aproveite o verão, mas não arrisque sua pele!


A estação mais querida do ano está aí, siga as recomendações e aproveite o verão, mas não arrisque sua pele!


Dra. Andressa Moura Dermatologista

3 visualizações

Rua Arthur Bernardes, 375 - Martins - Uberlândia/MG

Horário de atendimento - 8h às 18h

Tel: 34 3231-3242